Notícias

A Mutualista Açoreana de Transportes Marítimos assinala 100º aniversário

27 Dezembro 20
A Mutualista Açoreana de Transportes Marítimos assinala 100º aniversário
A Mutualista Açoreana de Transportes Marítimos assinala hoje o seu centésimo aniversário, empresa inserida no Grupo Bensaude, na unidade de negócio Bensaude Marítima e Logística, que assegura o serviço de transporte de cargas marítimas na cabotagem nacional, entre o Continente e a Região Autónoma dos Açores.

Constituída em 27 de Dezembro de 1920, resultando da fusão da Empresa Micaelense de Transportes Marítimos com a Empresa de Navegação Açoreana, Lda, teve como propósito abastecer por meios próprios o Arquipélago, conseguindo ainda, através do grupo fundador, que a empresa tivesse no seu início acionistas em todas as Ilhas.

Em 28 de Outubro de 1950, a empresa foi adquirida pelo Grupo Bensaude através da Parceria Geral de Pescarias, Lda, procedendo a uma reestruturação importante que começou com a renovação da frota através da aquisição do cargueiro a motor "Corvo”, que foi cedido pela Empresa Insulana de Navegação. Desde essa altura existe, na frota da Mutualista, um Navio de nome "Corvo”.

Mais do que uma empresa do Grupo Bensaude, é a expressão dos importadores e exportadores desta Região, que impõem ao seu acionista principal a obrigação deste armador continuar a existir. 

Os serviços de navegação estão na génese da atividade comercial da família Bensaude, que começou na importação e exportação por via marítima. A visão dos fundadores chegou até aos dias de hoje: os transportes marítimos continuam a ser uma bandeira do grupo Bensaude, não só dos seus negócios como também da identidade que carrega — a de um grupo profundamente ligado e orientado para a sua região.
Ver todas as notícias