Notícias

J.H. Ornelas, Lda – Bensaude Energia realiza simulacro com viatura de transporte de matérias perigosas

14 Abril 22
J.H. Ornelas, Lda – Bensaude Energia realiza simulacro com viatura de transporte de matérias perigosas
A J.H. Ornelas, Lda – Bensaude Energia, consciente das suas responsabilidades e do papel que desempenha no tecido empresarial nas ilhas dos Açores, determinou a elaboração de um Plano de Emergência Rodoviário, por forma a garantir as ações concretas a serem realizadas numa situação de emergência em que as viaturas da empresa possam estar envolvidas.

Assim, no passado dia 11 de abril, realizou-se na cidade da Ribeira Grande um simulacro com o cenário de uma cisterna que transportava gasolina para efetuar as habituais entregas de combustíveis líquidos aos Postos de Abastecimento, sendo que a viatura perde o sistema de travões. O motorista, consciente do nível de risco em que se encontra, assim como a carga transportada, tenta contornar a rotunda, no entanto, nesse momento, surge uma viatura ligeira do seu lado esquerdo, e sem qualquer possibilidade de evitar o acidente, colide com o referido veículo.

O exercício decorreu num dos principais acessos à cidade da Ribeira Grande, com o habitual tráfego, envolvendo um conjunto alargado de entidades como Bombeiros, Proteção Civil, Euroscut, PSP, Direção Regional das Obras Públicas, Varela Ambiente, entre outros. No final, ficou demonstrado o elevado nível de desempenho das equipas da J.H. Ornelas Energia e a sua capacidade de envolvimento com equipas externas, dignificando, de forma inquestionável, a J.H Ornelas e também a Okeana Ambiente pelo seu envolvimento na operação de descontaminação do local.

Um simulacro é um evento de prevenção e segurança de caráter extremamente importante. Estes cumprem os requisitos legais e permitem testar eficácia dos Procedimentos de Segurança, bem como treinar as equipas, promovendo rotinas de comportamento e atuação perante uma situação de emergência real.

Considerando o exigente grau de importância na prevenção e segurança em todos os âmbitos de trabalho no transporte de mercadorias perigosas, importa cada vez mais testar na prática os tempos de resposta dos meios internos e externos para o socorro em caso de acidente.
Ver todas as notícias