Notícias

PARQUE TERRA NOSTRA com novidades nos seus jardins

10 Maio 19
PARQUE TERRA NOSTRA com novidades nos seus jardins
Localizado na Ilha de São Miguel, nos Açores, em pleno vale das Furnas, o Parque Terra Nostra é um ex-libris desta ilha e ponto de paragem obrigatório para quem visita São Miguel.

Património do Grupo Bensaude e detentor de uma diversidade de flora única nos Açores, incluindo uma das mais completas coleções de camélias do mundo, foi em 1994 que no Parque Terra Nostra se deu a criação de um jardim dedicado às plantas endémicas e nativas do arquipélago dos Açores, sendo que, atualmente, poderá ainda encontrar plantas que integraram o jardim original.

Sempre com o objetivo de diversificar e enriquecer o Parque Terra Nostra, a equipa técnica do Parque, em 2018 e tendo em conta o aumento exponencial de visitantes de todo o mundo, de residentes e grupos escolares, decidiu ampliar e renovar com novas espécies o já existente jardim, de forma a contribuir para um maior conhecimento da diversidade de espécies, consciencializar para a importância da sua preservação, e demonstrar que a flora autóctone também tem valor ornamental capaz de embelezar qualquer jardim.

Numa área triangular e plana, com cerca de 300 m2, até então florestada com quatro espécies de endémicas e algumas bromélias (Bromeliaceae), foi criado um novo espaço com inspiração nas paisagens naturais das ilhas, onde se tentou recriar, recorrendo apenas a materiais endógenos, os habitats característicos das plantas existentes.

No novo jardim encontrarão uma área mais plana e árida, coberta por bagacina preta, representativa de algumas zonas costeiras, mais quentes, onde habitam espécies endémicas como a Azorina vidalii (H.C.Watson) Feer, a Euphorbia azorica Seub., ou o Limonium vulgare Mill., espécie nativa. Depois, uma zona mais irregular, onde foram criados diferentes relevos que pretendem caracterizar zonas de média e alta altitude onde é frequente encontrarmos pastagens, pequenos montes e vales, e zonas de florestação mais densa e húmida, com maior quantidade e diversidade de espécies arbustivas e herbáceas.

O Jardim da Flora Endémica e Nativa dos Açores conta, até à data, com 42 espécies e subespécies endémicas e nativas dos Açores, distribuídas por 28 famílias botânicas, muitas delas protegidas pela Convenção de Berna e pela Diretiva Habitats, como a Euphorbia stygiana subsp. stygiana, o Juniperus brevifolia (Seub.) Antoine, ou a Frangula azorica V. Grubow.

Tem sido um desafio constante o cultivo e adaptação de plantas que se desenvolvem e reproduzem naturalmente em microclimas e altitudes muito distintas da realidade do Parque Terra Nostra (cerca de 200 m de alt.), mas é nossa intenção envidar esforços no estudo destas espécies e iniciarmos, com a ajuda de entidades como a Universidade dos Açores, metodologias que nos permitam a sua propagação in situ, de forma a suprir as necessidades internas do jardim e a contribuirmos, efetivamente, para a sua preservação nos Açores.

Esta reformulação do jardim pode ser visitada no Parque Terra Nostra, nas Furnas, todos os dias da semana das 10:00h às 18:00h.

Ver todas as notícias