Notícias

Plantar pelo Futuro

07 Dezembro 22
Plantar pelo Futuro
A iniciativa Plantar pelo Futuro, realizada no passado dia 3 de dezembro, foi uma colaboração entre o Grupo Bensaude e a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.
Esta ação foi realizada na Área de Paisagem Protegida das Furnas (freguesia de enorme valor sentimental para este Grupo), integrada no Parque Natural da Ilha de São Miguel, com o objetivo de promover o aumento da biodiversidade e a melhoria de ecossistemas, contribuir para a recuperação da qualidade da água da Lagoa das Furnas, incrementar a diversidade paisagística, e contribuir para a proteção/valorização ambiental da bacia hidrográfica.

Este projeto nasce de uma manifestação de interesse e preocupação ambiental, manifestada pelo Grupo Bensaude, que pretende proteger e desenvolver a riqueza, biodiversidade e qualidade dos ecossistemas da Região Autónoma dos Açores.
Deste modo, primeiramente foi realizada uma limpeza da vegetação espontânea, onde foram removidas todas as plantas infestantes e invasoras e de seguida foram plantadas cerca de mil Criptomérias e Carvalhos

Esta iniciativa reuniu inúmeros Colaboradores do Grupo e seus familiares, bem como vários elementos da Família Bensaude.  
Esta diligência encerra em si o objetivo de estreitar e reforçar a ligação umbilical que este Grupo, os seus Colaboradores e a Família Bensaude têm com os Açores e com os Açorianos. 
Para terminar, é de referir que, no âmbito do seu Bicentenário, o Grupo Bensaude programou atividades que infelizmente não puderam realizar-se por causa da pandemia.
Em finais de janeiro de 2020, foi possível iniciar esse programa com uma iniciativa de carácter social, através de uma cerimónia de homenagem às 17 corporações de Bombeiros das 9 ilhas dos Açores, com a doação de um equipamento inovador e "de ponta”, para auxiliar em manobras de reanimação cardiopulmonar.
Destaca-se, também, o lançamento de um livro inédito, onde pela primeira vez a história do Grupo Bensaude é contada de 1820 a 2020. A obra denominada "Alto Mar – breve história da longa vida do Grupo Bensaude levou 21 meses, da encomenda à impressão, e foi desenvolvida por uma equipa alargada de escritores, consultores, investigadores, designers, revisores, "fact checkers” e produtores gráficos, em estreita colaboração com o Departamento de Comunicação e Marketing do Grupo Bensaude. Esta obra foi dedicada pelo Grupo à Família Bensaude, bem como a todos os Colaboradores, os atuais e aqueles que se dedicaram desde 1820.

Ainda desde de 2020, o Grupo Bensaude instituiu internamente a atribuição de bolsas de estudo a filhos de colaboradores, cujo principal critério de seleção foi o mérito e excelência escolares. São quatro bolsas de estudo para apoiar o pagamento de propinas, alojamento e transportes, e contemplam o ciclo completo universitário, alguns nos Açores e outros no Continente Português.

Ver todas as notícias