Notícias

Bensaude Energia na Semana das Zonas Húmidas

06 Fevereiro 24
Bensaude Energia na Semana das Zonas Húmidas
No âmbito da Semana das Zonas Húmidas, evento promovido pela Câmara Municipal da Praia da Vitória de 27 de janeiro a 2 de fevereiro, a Bensaude Energia marcou presença na sessão de abertura do seminário "Zonas Húmidas: Saúde e Bem-estar”.

Ao longo do evento, que teve como objetivo despertar para o potencial das zonas húmidas na Praia da Vitória, decorreram diversas atividades, de percursos pedestres interpretativos a palestras, concluindo com o seminário que estabeleceu a ligação entre estas zonas húmidas e a saúde e o bem-estar público.

São cinco séculos de relação entre a população da Praia da Vitória e estes ecossistemas com características muito particulares. O Paul da Pedreira é um exemplo, classificado desde dezembro de 2012 como zona húmida de importância internacional pela Convenção de RAMSAR.

A Terparque, no caso do Paul da Pedreira, "procurou dar o seu contributo, apoiando diversas iniciativas de preservação e recuperação deste ecossistema e assegurando, até aos dias de hoje, uma monitorização permanente da evolução das diferentes espécies de aves, muitas delas raridades. São dezasseis anos de dados de monitorização, um total de cento e quarenta e duas espécies observadas durante este projeto de monitorização da avifauna”, afirmou Dr. Marco Lopes, Gerente da Terparque. A Bensaude Energia regista ainda a manutenção das espécies de referência para o estudo, o Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius Alexandrinus), a Rola do Mar (Arenaria Interpres) e o Pilrito-das-Praias (Calidris alba).

Este projeto é um exemplo de colaboração entre o Grupo Bensaude e a comunidade científica, no sentido de preservar as condições naturais do ecossistema açoriano, dando assim continuidade ao objetivo bem vincado de contribuir de forma positiva para o crescimento sustentável da Região Autónoma dos Açores, entregando um património enriquecido às gerações futuras. 

Ver todas as notícias