Notícias

Grupo Bensaude faz grande investimento em nova fábrica de indústria alimentar

16 Novembro 23
Grupo Bensaude faz grande investimento em nova fábrica de indústria alimentar
A Bensaude Distribuição, através da sua empresa CFA – Centros de Fabrico dos Açores que integra o Grupo Bensaude desde 2021, inaugurou esta quarta-feira, 15 de novembro, uma nova fábrica de transformação de carne, de pescado selvagem, de panificação e pastelaria, na ilha de São Miguel. 

A inauguração contou com as intervenções do Dr. Carlos Filipe Medeiros - Administrador Executivo do Grupo Bensaude, do Arquiteto Tomás Bensaude Fernandes - Administrador da Bensaude Participações, do Engenheiro Luís Moutinho - CEO da MC Sonae, do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada - Dr. Pedro Nascimento Cabral e do Presidente do Governo Regional dos Açores Dr. José Manuel Bolieiro. 

O Dr. Carlos Filipe Medeiros fez a sua intervenção agradecendo o empenho de toda a equipa envolvida neste projeto e a colaboração de todos os parceiros produtores, elementos-chave "para levar a CFA a bom porto”. 

O capital social da CFA é detido pelo Grupo Bensaude em 80%, pela SONAE em 10% e pela Moagem Terceirense, também 10%.
O Engenheiro Luís Moutinho salientou "a importância deste projeto para a exportação de produtos dos Açores para Portugal Continental para as mais de 300 lojas Continente, que são produtos com qualidade e que podem ser bem trabalhados e exportados.”

Esta estrutura industrial única, irá dedicar-se na sua maioria, à exportação de pescado e carne de bovino, incorporando indústrias de suporte às principais atividades do setor primário dos Açores, como a Agricultura e Pescas. Agrega ainda, um entreposto logístico que se traduz numa grande estrutura de armazenagem e expedição, fundamental como suporte à atividade de exportação.

Localizada em Nordela, em Ponta Delgada, trata-se de uma construção de grandes dimensões (ultrapassando os 5.000 m2 de área de construção bruta), assumindo-se como uma referência de excelência nos domínios da qualidade, da inovação e sustentabilidade.

O Presidente da Câmara de Ponta Delgada realçou "a motivação permanente com que o Grupo Bensaude tem trabalhado ao longo da sua existência nos Açores e que ao longo de décadas, tem mantido bem viva a chama do progresso, a chama do desenvolvimento, a chama de ir à frente iluminando caminho, ir à frente apontando objetivos e metas para aquilo que é a valorização da excelência da identidade dos Açores.”

A missão da CFA é valorizar os produtos dos Açores com elevados padrões de qualidade, estabelecendo uma relação duradoura e de confiança com clientes e parceiros. Toda a produção é regional valorizando o trabalho de associações de pescadores, cooperativas, associações agrícolas, pequenos, médios e grandes produtores, contratações diretas com embarcações, apanhadores de marisco, entre outros. O objetivo passa por criar valor acrescentado nos Açores, reforçando a importância da exportação de produtos açorianos com os olhos postos no mercado global, sem perder o foco na valorização das origens açorianas. 

Na sua intervenção, Tomás Bensaude Fernandes assumiu que "o principal objetivo da CFA e do investimento destas novas instalações é contribuir para o fortalecimento das exportações da Região Autónoma dos Açores: 70% do total de pescado adquirido e 80% do total da carne de bovino desmanchado, serão para exportação.”

No total, esta nova fábrica conta com 104 colaboradores, entre eles, 22 técnicos especializados e criou 31 novos postos de trabalho. 

Já o Presidente do Governo Regional dos Açores "reconheceu a importância dos produtores e fornecedores dos Açores que são o alimento do próprio funcionamento e da justificação da CFA”

A construção desta avultada estrutura industrial teve em conta vários fatores:

No que concerne ao compromisso com a sustentabilidade e, em particular com as preocupações na redução da pegada ecológica e eficiência energética, a CFA investiu nesta área do projeto 1.710 425,00€. Nesse sentido, a adoção de uma central de frio de última geração, utilizando refrigerantes naturais, designadamente o NH3 (amoníaco), o CO2 (dióxido de carbono) e a água, que sendo determinada pelas questões ambientais e exigências relacionadas com a redução da pegada ecológica, representa também pela melhoria da eficiência energética uma enorme mais-valia: em termos do seu uso, estima-se uma poupança face aos sistemas tradicionais superior a 25%. Também a instalação de painéis fotovoltaicos irá permitir uma produção de 430 000 KWh/ano, evitando assim mais de 230 mil kg/ano de emissões de CO2. Concomitantemente em toda a unidade fabril foram instaladas lâmpadas LED, assim como a implementação de embalamento em ATM (Atmosfera Modificada) e skin pack (bandeja em vácuo), com composição 100% reciclável, e com incorporação de reciclados, designadamente com o reaproveitamento de plástico recolhido dos oceanos.

Atualmente, esta grande unidade fabril responde a todos os requisitos do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). A certificação voluntária e de normas internacionais (NP EN ISO 14001:2015) permite demonstrar o nosso compromisso contínuo com o planeta, através da gestão dos riscos ambientais associados à nossa atividade, com a constante preocupação de reduzir o impacto ambiental. 

Ao nível da inovação, a nova fábrica dispõe de um laboratório próprio para desenvolvimento de novos produtos, experiências, provas e testes sensoriais com painel de provadores, um projeto pioneiro nos Açores, cuja eficiência é a possibilidade de trabalhar um produto a partir daqui, desde o seu início até ao fim de produção. 

Ao nível da qualidade, esta unidade industrial foi concebida para permitir a implementação de um sistema de gestão de segurança alimentar, designadamente a FSSC22000, reconhecida pela Global Food Saphety Initiative (GFSI). 

Estão em curso as certificações para embalamento de produtos DOP (Denominação de Origem Protegida), IGP (Identificação Geográfica Protegida) e BIO (agricultura biológica).

A carne aqui transformada é 100% açoriana e isso só é possível através de parcerias com mais de 50 produtores individuais e associações/cooperativas de carne nos Açores. Ainda como fator de valorização e sustentabilidade, desde 2022 que a CFA tem a certificação de Bem-Estar Animal WELFAIR, transversal a toda a cadeia de produção, desde a produção primária, às unidades de abate, unidades de transformação e por fim os pontos de venda. Desta forma, esta certificação é uma garantia da defesa, respeito e dignidade dos animais, assim como das práticas impulsionadoras de uma produção ética, ponderada e sustentável com os mais altos níveis de segurança alimentar. Contamos até ao final deste ano, ter 45 produtores certificados ao nosso lado. 

Relativamente ao pescado, também ele 100% açoriano, contamos já, ao arranque desta nova unidade, com 12 parceiros locais com embarcações e a Lotaçor para fornecer o melhor peixe até à mesa dos açorianos e além-fronteiras. 

A CFA - Centros de Fabrico dos Açores foi criada em janeiro de 2021 com três unidades fabris, duas na ilha de São Miguel e uma na ilha Terceira. Com esta nova construção, que concentra as duas fábricas, a CFA ganha uma escala determinante e relevante para o negócio de exportação. Valoriza a matéria-prima regional e produz segundo os mais rigorosos padrões de qualidade com base no conhecimento da equipa e parceiros de negócio da Bensaude Distribuição.

Trata-se de um investimento que rondou os 14 milhões de euros, tendo beneficiado de, aproximadamente, 6,3 milhões de euros de apoios comunitários. O Grupo Bensaude, através da Bensaude Distribuição, continua a assumir o compromisso de oferecer produtos de alta qualidade, em condições perfeitas seguindo os parâmetros de segurança mais exigentes, pelos Açores e pelos Açorianos. 

Ver todas as notícias