Notícias

Grupo Bensaude participa na doação de telescópio robotizado ao Projeto Azores at Space

13 Março 24
Grupo Bensaude participa na doação de telescópio robotizado ao Projeto Azores at Space
Nos dias 07 e 08 de março, decorreu a conferência "Space SHeroes: Quando as Mulheres Desafiam os Limites da Ciência e Tecnologia", que contou com a participação de Ana Pires, investigadora do INESCTEC, astronauta análoga e candidata a cientista-astronauta. Um evento do Projeto Azores at Space, fruto da colaboração entre o Clube de Astronomia, Geocaching e Multimédia da Escola Secundária da Lagoa, o Observatório Astronómico de Santana - Açores (OASA) e o American Corner/Universidade dos Açores.

Ana Pires enfatizou a necessidade de os Açores intensificarem o investimento no Espaço e aproveitarem todo o potencial que têm nesta área. E, assim, durante este evento, o Grupo Bensaude participou, em colaboração com outras entidades, na doação de um telescópio robotizado, através do programa ExoClock, como parte da Missão ARIEL (Atmospheric Remote-sensing Infrared Exoplanet Large-survey). Esta missão tem como objetivo investigar as atmosferas de exoplanetas que orbitam estrelas distantes, respondendo a questões fundamentais sobre sua composição, formação e evolução.

Enquanto a ARIEL é equipada com um telescópio espacial capaz de detetar átomos e moléculas nas atmosferas exoplanetárias, o projeto ExoClock destaca-se por permitir que telescópios de pequeno e médio porte contribuam significativamente para essa missão. O ExoClock é uma plataforma aberta para monitorizar as efemérides dos alvos da missão ARIEL, permitindo que astrónomos amadores ou profissionais contribuam para manter informações atualizadas. 

O Grupo Bensaude orgulha-se de fazer parte desta ação que permite a presença dos Açores numa missão espacial real, e onde os participantes têm a oportunidade de aprender continuamente sobre a matéria e fazer parte de uma comunidade internacional interativa.
Ver todas as notícias